quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Karate (seria Kung-Fu) Kid - Crítica

Os padrões de etiqueta da internet obrigam-me a dizer: "SPOILER ALERT"; mas isso só se aplica a quem nasceu depois de 89 (acho que TODO o resto viu Karate Kid na Sessão da Tarde umas mil vezes)

Bom, Karate Kid (2010) é uma refilmagem do mesmo filme da década de 80. No entanto neste há algumas modificações: 
  • Ao invés do ítalo-descendente Daniel Larusso (Raphael Macchio) se mudando de Detroit (acho... posso ter errado) para L.A; temos o afro-descendente Dre Parker (Jaden Smith) se mundando de Detroit (certeza) para Beijing (na China).
  • Dre é mais novo que Daniel-San; tem 12 anos
  • Obviamente o Johnny (bully do Cobra-Kai) neste é um garotinho chinês
  • Sai Sr. Myagui (Pat Morita) e entra o zelador Sr. Han (Jackie Chan)
  • A relação entre Dre e a meninha tende mais para a amizade a lá "primeiro amor" do que o namoro adolescente do original
  • E a mais óbvia: a arte marcial tema é KUNG FU e não KARATE 
Esta versão se mostra uma atualização da mesma história, mantendo o mesmo espírito e valores do original.

O filme presta também uma série de homenagens às clássicas cenas do original (principalmente a da "pegar mosca com o hashi") de forma criativa e bem humorada.

Bom, não há muito o que falar do roteiro, a estrutura é a mesma: Dre se muda, nao gosta, apanha, treina, se supera e vence. O diferencial é que o filme explora um pouco mais o conceito mais "espiritual" das artes marciais.
Aqui o objetivo principal do protagonista não é apenas vencer o torneio, é recuperar a honra. Nesta versão é um pouco melhor explorado a filosofia das artes marciais ("Kung Fu vive em tudo, na forma como vestimos a jaqueta, e como tratamos as pessoas"). 
Isto é bem amarrado com o treinamento de Dre, inspirado no fato dele largar a jaqueta jogada no chão em todo canto e reclamar com a mãe por ter que guardar.

Claro, nada é perfeito: 
Achei que faltou um pouco de "variedade" no treinamento. No original o Daniel-San teve que: Lavar carro, pintar a casa, pintar a cerca, lixar o chão (o deque do Sr. Myagui) e encerar o carro. 
O Xiao Dre só ficou tirando e pondo a jaqueta, jogando no chão, pegando e pendurando. Outra coisa é que ele ficou BOM demais só com esse treinamento. Ja era capaz de segurar a onda com um sparring com o Jackie Chan sem problemas... Claro, como parte do treinamento teve que a aprender a pressentir golpes, correr, e praticar Kati, mas mesmo assim.... achei um pouco forçado.


Outra coisa foi o golpe final. Sem dar muitos spoilers, achei que esse ficou um pouco forçado. Entendi que nesse executar o golpe exige nao só habilidade física mas um estado mental de total calma e controle: Esvazie sua mente. Mas no original o Daniel-San treinou o chute da Garça até a exaustão, e francamente era humanamente possível de realizar. Neste, Xiao Dre meio que do nada saca um wire-fu p/ cima do Johnny chinês.


Um coisa engraçada foi ver como o Jared Smith é igual ao pai. As expressões e maneirismos dele são do Will Smith. Achei que ficou legal! O menino também entrega um bom trabalho de atuação. Não chega a ser mind-blowing, mas ele faz muito bem o trabalho. 
Uma nota especial ao Jackie Chan, ele faz um excelente trabalho também. A relação mestre-pupilo é muito bem retratada aqui.



De qualquer forma, esta é uma bela refilmagem do original, falada em uma linguagem atual e nada deixa a dever ao original.


Resumo da ópera: Vale assistir, MESMO! Como bonus (e pq o governo Chines estava envolvido) vc podera desfrutar de lindas imagens da China

2 comentários:

Douglas disse...

Bom review, Xakal, mas só confundiu nome do rebento.

É Jaden.

Xakal disse...

Putz.. sorry! Typo...
é isso que da escrever e não revisar o texto hahahahah