sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Terra Nova (Series) - Crítica

SPOILERSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!










Terra Nova, o mais ousado "wetdream" de Steven Spielberg. Para quem não sabe, a premissa da série é que: No ano de 2195 (ou algo assim) a Terra se tornou um planeta praticamente inóspito devido a poluição absurda (tipo no Wall-E) e a única esperança da humanidade é recomeçar tudo na Terra do final do Cretáceo, viagem possível já que descobriram uma fenda no tempo que liga os 2 pontos. Com isso, a série vai acompanhar as aventuras desse grupo de colonos pioneiros, basicamente através dos olhos da família protagonista.

Bem legal né? Mas o resultado não achei nem um pouco satisfatório. O roteiro dos primeiros capítulos tá cheio de furos.
A prisão onde o pai está preso tem uma segurança ridícula, já que ninguem se toca que ele escapou.
A instalação de viagem no tempo, supostamente de segurança máxima, foi facilmente invadida pelo pai, que entrou de clandestino sem dificuldade nenhuma (e sem nenhum treinamento específico).
A tal da colônia que fica entre os dinossauros tem cerca de MADEIRA! 
O clima da floresta pré-histórica é agradável. Nenhum dos colonos fica suado ou sujo. Todas as casas são extremamente limpas e impecáveis. Todo lugar tem energia, luz e computadores de alta-tecnologia, apesar de não ter nenhuma usina próxima.

A trama se desenrola muuuuuito lentamente e o mistério da temporada se perde pela falta de cadência do roteiro.
Fora que me incomodou profundamente o fato dos colonos estarem extremamente equipados com tecnologia de ultima geração. Assim toda o setup de que a Terra foi vítima da industrialização exacerbada e que agora, com esta 2a chance, a humanidade terá que aprender a viver em harmonia com a natureza, que na pré-história nós não temos "controle" sobre os elementos, não existe se todo personagem mora num bangalô tecnológico, blasters e aparelinhos médicos que curam tudo.

Por enquanto tudo que aconteceu foram conflitos com os Outros (chamados de "Sextos" ou "Sixers" na série) e pronto. E alguns dinossauros, mas não o suficiente para empolgar.

Atuação é ridicula, o elenco atua burocraticamente. E os personagens são o mais clichê possivel (Polical heróico, médica idealista, cientista com sotaque, soldado veterano, moleque adolescente rebelde, menina adolescente certinha, menininha idiotinha que gosta de unicórnios e por aí vai)

Vou continuar assistindo para dar uma chance, mas que tá uma merda tá! 
Falling Skies é bem mais legal

Abraços.



Nenhum comentário: