domingo, 2 de outubro de 2011

Filmes datados - Road Trip - Caindo na Estrada (2000)


É engraçado como alguns filmes "rapidamente" ficam datados. Quando normalmente se pensa em um filme datado imediatamente nos remetemos a algo produzido nos anos 70 ou 80, até 90. No entanto, Road Trip foi produzido em 2000 (bom, 11 anos atrás) e o progresso tecnológico meio que derruba toda a premissa do filme.

Bom, o filme já tem 11 anos então não adianta virem com "spoiler! Spoiler"!


A idéia do filme é que Josh Parker (Breckin Meyer), que mantém um relacionamento à longa distãncia com Tiffany Henderson (Rachel Blanchard) após o desentendimento cliché (não consegue encontrá-la após uma série de ligações ao dormitório dela na faculdade e descobre que à 3 noites passa a noite fora) acaba transando com uma amiga, Beth Wagner (Amy Smart).

No entanto, a noite deles acaba sendo gravada em um vídeo e a fita (sim, a fita) acaba acidentalmente sendo enviada pelo correio (sim, fita no correio) para Tiffany, ao invés do vídeo piegas que Josh tinha gravado.

A única e mais barata solução encontrada foi Josh e os amigos viajarem 1800 milhas (ou uma cagalhada de quilometros) em 3 dias para chegar antes do correio na faculdade de Tiffany e evitar que o pior aconteça.

O filme em si até que é engraçado e segue a fórmula dos similares da mesma época como American Pie, muitas piadas com sexo, drogas e uso do que hoje é considerado politicamente incorreto.

A questão é que, ao ver o filme agora praticamente toda a premissa cai por terra:

  1. Hoje em dia todo mundo tem celular, computador e usa rede sociais como FB, Skype, Twitter. No mínimo checa emails. Portanto seria muito difícil Josh ficar sem notícias da namorada que ele conversava TODO DIA. 
  2. Mesmo que eventualmente houvesse um mau-entendido e ele de fato fosse aos finalmentes com Beth, não ia gravar o vídeo da transa numa FITA DE VÍDEO. E sim em formato digital, o qual JAMAIS seria enviado pelo correio e sim seria postado em alguma rede social imediatamente. Ou seja, jamais que ele conseguiria alcançar o vídeo antes da namorada ver (ou qualquer alguém no mundo) 
Enfim, sem julgar ou marretar o filme, nem fazer apologia da tecnologia, mas é engraçado ver como um filme aparentemente recente já se tornou datado.

No final das contas, acho que estou surpreso com tudo isso porque estou ficando velho hehehehe

Grande abraço!

Xakal

Nenhum comentário: