quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Opinião Metal Gear Solid 4 - Guns of the Patriots PS3 -História


Então, acabei de terminar Metal Gear Solid 4 - Guns of the Patriots para PS3. A idéia de desse post é apenas dar a minha opinião sobre a história do jogo, por 2 motivos:
  1. Metal Gear é praticamente um filme interativo ao invés de um jogo comum
  2. Ta muito tarde para fazer um review do jogo
Bom, acompanho a história do Metal Gear desde a época do MSX, mas na verdade os prés-requisitos para entender o Metal Gear Solid 4 é ter jogado o 1 (PSX) o 2 e o 3 (PS2). Frizo, pré-requisito mesmo! Caso não tenha jogado os anteriores você não vai entender porra nenhuma do que está acontecendo.

E o que achei? Sinceramente, achei médio. Achei algumas partes um pouco forçadas, achei outras muito melodramáticas e um pouco de clichê (principalmente do meio para o fim). No entanto achei interessante o cenário que o Hideo Kojima propõe, o conceito da War Economy. Achei bem atual, detalhado e didático. É legal ver que o 4 é literalmente um fechamento da série: Ele une os temas dos jogos anteriores - Genética (Metal Gear Solid 1); Informação (Metal Gear Solid 2) e Ambiente/Época (Metal Gear Solid 3) e mistura de uma forma bem harmônica.

Alias, a idéia de fechamento é bem forte. Todas as pontas soltas são amarradas, todas os motivos revelados. Não nenhum gancho final (ou seja, não tem aquela conversinha supresa depois dos créditos). Assiim, duvido muito o que teremos uma sequencia com Solid Snake (o que eu acho uma merda nesse ponto).

Enfim, achei a história boa mas não é ótima (a do Metal Gear Solid 3 dá de 10 a 0). Admito que tinha altas expectativas e por isso talvez tenha me decepcionado um pouco. De qualquer forma é um título bem legal e vale a pena "assistir".

Abraços

Nenhum comentário: