quarta-feira, 26 de maio de 2010

Heavy Rain (PS3) - Adventure? Filme Interativo?

Pessoal, para quem tiver pensando em um título novo p/ comprar p/ PS3, considerem Heavy Rain.

O jogo é diferente de quase tudo que você ja viu: Claro, pega elementos de gêneros já conhecidos, mas o resultado é algo novo. E muito BOM!

O jogo é mistura elementos dos adventures point-and-click (a dinâmica me lembrou muito Black Dahlia e Day of the Tentacle - esse último pelos vários personagens) com Cutscenes com quick-time events tipo God of War. A novidade é que errar algum desses quick-time events não faz você perder, a história apenas muda de rumo. Aliás, é impossível ter GAME OVER nesse jogo.
Então, onde está o desafio?

O jogo na verdade se baseia em uma história intrincada, inteligente e empolgante. Não me lembro aliás de um game que me envolvi tanto com a história, nem um filme mesmo!
Basicamente você acompanha a história simultânea de 4 personagens na investigação de um Serial Killer, o Assassino do Origami. O legal é que a trama é muito bem amarrada (salvo algumas sessões meio inúteis) e os personagens são muito bem desenvolvidos. A dublagem não é lá essas coisas, mas você realmente se interessa por cada um deles e quer ver o que vai acontecer em seguida.

Com isso, mesmo não correndo o risco de um GAME OVER, você se pega envolvido com a história e se preocupando em tomar a melhor decisão para o personagem.

Claro, há alguns problemas: Como uma forma de "imersão" na história, o quick-time event, quando o personagem está um uma situação tensa, aparece tremido. Com isso ocorre de vc errar alguns eventos. Apesar de essa ser a intenção dos criadores (em situações de pressão é mais fácil tomar decisões erradas) isso irrita um pouco.

De qualquer forma, é um título bem legal! Os caras provaram que dá p/ fazer um jogo que basicamente se suporta na história. Um must-have

Abraços

Nenhum comentário: