sábado, 1 de maio de 2010

Crítica - Homem de Ferro (Ironman) 2

Vamos contar quantas sequencias foram de fato melhor que o filme original:
  1. Império Contra-Ataca (é uma sequencia do 1o Star Wars da trilogia original)
  2. De Volta Para o Futuro 2
  3. Poderoso Chefão 2
  4. The Dark Night (unamidade que superou Batman Begins)
Ou  seja, é óbvia a conclusão de que, via de regra, a sequência vai ser inferior ou no máximo equivalente ao original. Isso porque os estúdios normalmente querem capitalizar em um filme bem sucedido mas, como todo executivo, não entendem merda nenhuma e portanto não sabem o porquê do filme ter sido um sucesso. Assim, na dúvida acabam por "aumentar tudo" para "pecar por excesso". Claro, o resultado sai as merdas que a gente ta acostumado a ver (tipo, Matrix Reloaded). Enfim.... podemos incluir um novo filme na listas das "Sequências que superaram o original": Ironman 2!!

A regra básica "aumente tudo" não se aplica neste filme. O filme sabe aonde quer ir. Novamente ele dosa (desta vez com mais capricho) o mix comédia/aventura/drama. Cada parte de luta apesar de óbvia, serve perfeitamente na história. Apesar do espectador antever que vai ter a cena da briga, ela não é forçada, chega naturalmente, aliás as transições de momentos (drama, comédia, ação, romance) são sutis e bem fluidas.

E exatamente por saber aonde quer ir e não se levar tão a sério, o roteiro explora em mais detalhes o potencial do elenco (que é ótimo por sinal). Os personagens novos são apresentados em diálogos com os já conhecidos de forma direta, não precisando de longos discursos sobre passados e altas revelações. A palavra chave aqui é fluidez e naturalidade.

Os efeitos e sequecias de ação são empolgantes! Tem-se um pouco de tudo, explosões, perseguição, porrada, alta-tecnologia. Aliás, devo ressaltar que o filme não exagera em CG e faz tudo com muito cuidado. Realmente vc compra a idéia de que tem um cara dentro da armadura e não que é um modelo de CG.

Neste fica evidente a idéia da Marvel Studios de unificar o universo dos filmes. A participação de Nick Fury (antes somente presente na cena pós-créditos do 1o) não só é maior mas tem relevância na história. A Viúva-Negra tem bastante tempo de cena também e a "Iniciativa Vingadores" é mais iniciada. O melhor (claro) está na cena pós-creditos - FIQUEM ATÉ O FINAL!!


Para finalizar, é um filme de família, de HQ, de ficção científica, de comédia e de aventura muito bom! Vai agradar do hardcore comic geek a sua namorada que não faz idéia de quem seja Stan Lee. 
Vale a pena!! 

Abraços

Nenhum comentário: