quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Crítica - God of War - Ghost of Sparta (PSP)

Sim!! Com exclusividade (não... mas com certeza bem antes do que eu esperava) consegui por as mãos no último God of War!!! E aqui vai minha opinião!

 
É engraçado: o gameplay mega-manjado-quase-clichê (tudo bem que aqui é a fonte) de câmera-fixa, quick-time button events e mistura de puzzles com smashing-button action funciona MUITO BEM no God of War! Mais uma vez o título não traz nada inovador do ponto de vista de gameplay, mas sim mais uma bem-vinda história e experiencia épica cinematográfica. Não sei exatamente dizer porque na franquia God of War isso funciona e em todas as outras soa como uma cópia barata (bom, taí a resposta... a questão é auto-explicativa). O importante é que o Santa Monica Studios se superou neste título.

 
Ao contrário do que ocorreu (um pouco) com seu antecessor (do PSP, o Chain of Olympus), Ghost of Sparta em NADA deve aos anteriores do PS2 (e até, guardadas as devidas proporções, PS3).
Este game traz todas as melhorias de gameplay de todos os títulos (troca de armas, balançar, movimentos); uma história grande (bem maior que o anterior); belas cut-scenes (nível PS2) e momentos cinematográficos dignos dos títulos anteriores.

 
A trama deste jogo se passa entre GOW e GOW II, detalhando a ascenção de Kratos como Deus da Guerra e jogando um pouco mais de luz em seu passado. Aqui conhecemos a mãe de Kratos, e (como parte central da trama) o destino de seu irmão Deimos. Também temos uma "explicação" de alguns eventos da mitologia grega. Não vou entrar em detalhes para não estragar a surpresa, mas idéia da trama segue o padrão já conhecido dos demais títulos.

 
Realmente ficou claro a franquia amadureceu ao invés de envelhecer. Os criadores sabem o que funciona e o que não funciona e como dosar os recursos. Para citar alguns:
  • Armas diferentes: Neste podemos usar o escudo e lança do exército Espartano (quem não sabe vá ver 300)
  • Quick-time events com o "aviso do botão" na lateral: Assim é possível aproveitar as finaçizações cinematográficas sem aparecer "quadrado" no meio da tela.
  • Coleta de "items de upgrade" para serem usados em um futuro new game; 

 
De resto, se vc já jogou algum God of War, já sabe o que espera!

 
Em resumo, recomendo muito esse título, é um must-have para PSP. Principalmente porque nem parece um título para portátil

 
Veja o gameplay:

 

Nenhum comentário: