quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Crítica Scott Pilgrim contra o Mundo (2010)

São raras as vezes que uma adaptação sai realmente boa, ainda mais quando boa parte da experiência está nos artifícios visuais que a mídia original (no caso - quadrinhos) possibilitam. Mas nesse quesito, a adaptação para o cinema de Scott Pilgrim brilha.

Para quem ainda não sabe, Scott Pilgrim é um one-shot comic em 6 volumes escrito por Bryan Lee O'Malley. A história (com elementos auto-biográficos) é contada do ponto de vista do personagem Scott Pilgrim, contando as aventuras e situações que deve enfrentar para conquistar o coração de Ramona Flowers; no caso ele deve derrotar a Liga dos 7 Ex-namorados do Mal da Ramona.

O filme é bem divertido e apesar de estar inserido em um contexto mega-nerd com um pano de fundo com bandas indie-rock underground (Scott Pilgrim é baixista do Sex Bob-Ombs) a premissa é bem universal - boy meets girl - levada com muito bom humor. Então sim, apesar de teoricamente o publico alvo ser moleques, funciona para as namoradas também.

Muito legal ver os efeitos visuais reproduzirem artíficios de quadrinhos (balões, onomatopéias, fumacinhas, nuvenzinhas, etc...) ficou bem dinâmico e trouxe ao cinema a mesma sensação de ler os quadrinhos.

Com relação a atuação: Vi muitas reclamações pela escolha de Michael Cera como Scott Pilgrim, mas sinceramente nao achei ruim não (ele faz umas caras realmente boas no filme). Verdade que no gibi o Scott é um pouco mais... "extravagante" que no filme, mas ficou legal.

De maneira geral o trabalho de atuação está muito bom, os atores passam o espírito de cada personagem. De longe o melhor trabalho é de Kieran Kulkin (Wallace Wells). Os mais parecidos (tirando o Wallace) estão Mary Elizabeth Winstead como Ramona Flowers (o olhar e a "virada-de-cabeça" estão ótimos!) e o Mark Webber como Stephen Stills. Gostei muito também da Anna Kendric como Stacey Pilgrim - apesar do pouco tempo de cena está ótima!

Ponto importante a citar é a trilha sonora: SENSACIONAL! Composta basicamente por Indie Rock dou meus parabens as faixas do Sex Bob-Omb (compostas pelo Beck) e pela única que aparece do Clash at Demonhead (no caso Black Sheep do Metric)

Moral da história: Vá assistir!! é sensacional e vc vai poder ver o mundo através de olhos nerds!

De uma olhada nesse featurette (show do Clash at Demonhead) que eu achei o mais legal do filme: http://www.youtube.com/watch?v=DGB4VDQI6XM

Nenhum comentário: