segunda-feira, 28 de março de 2011

Antes que o Mundo Acabe (2010)

É.... tá atrasado! esse filme saiu faz mais de um ano, mas por vacilos da minha parte só vi nesse final de semana (graças a alguem coberta de razão).

Bom, é um filme que fala sobre a juventude, sobre o conflito que todos nós passamos ao buscar nosso lugar no mundo. 
O roteiro bota o protagonista Daniel (Pedro Tergolina) inserido na problema mais comum da adolescencia (e da vida adulta) - a sua namorada está interessada em outro. Mas para complicar o outro é seu melhor amigo. E para complicar ainda mais, o verdadeiro pai de Daniel (um fotógrafo que está na Tailândia) depois de anos resolve fazer contato.

Gostei muito de ver esse filme. A história, apesar de se passar no interior do Rio Grande do Sul (e o roteiro recheado de "gírias" locais - o que é ótimo! fica autêntico) é totalmente universal. E o bom trabalho dos atores e a honestidade do roteiro "vendem". Com certeza você passou por um ou mais dos temas tratados.

O site omelete postou ano passado uma excelente crítica sobre esse filme, então não vou desenvolver muito (p/ ser honesto, nao teria feito um trabalho melhor =D http://www.omelete.com.br/cinema/critica-antes-que-o-mundo-acabe/). 
O que vou dizer é: A melhor personagem é a narradora, a meia-irmã Maria Clara (Caroline Guedes) de Daniel. Ela expõe a trama de forma simples e direta, no entanto honesta (e extremamente bem-humorada). A relação fraterna aqui é (de novo) fielmente retratada. 
O porém é que, apesar de ter curtido muito narração, achei que às vezes foi desnecessário, já que os temas tratados no filme não são tão profundos assim. O espectador conseguiria sozinho compreender os conceitos. 

De qualquer forma, não chega a atrapalhar. E estas partes contribuem para o clima interiorano e leve que o filme propõe. Os conflitos e problemas são enxergados e tratados sem exagero mas ao mesmo tempo com carinho.

O que não gostei muito foi o "happy ending". Mas também, não foi nenhuma surpresa já que todo o build up do filme leva a ele. 

Enfim, não é uma superprodução genial que desnuda a psique humana, mas é um bom filme que trata de temas universais de forma realista e carinhosa. Vale a pena checar esse!

Nenhum comentário: