quarta-feira, 2 de março de 2011

Editorial - Marvel vs. DC - Melhores histórias

Desde a época da Timely comics e da Destiny, a Marvel e a DC sempre foram rivais (agora ainda mais já que suas "donas" Warner e Disney são grandes rivais entre si). No entanto (pelo menos é meu feeling) essa rivalidade não passou de forma intensa aos leitores.


Ao que me indica, os leitores escolhem as revistas e não as editoras. Temos leitores que leem o Aranha, Batman e Lanterna, mas não gostam de X-Men e Liga, e enfim. O que percebo é que cada leitor faz o seu próprio mix de personagens (eu pessoalmente leio tudo, menos Vingadores, Reinado Sombrio, Marvel MAX e pulo as histórias da Batwoman e da Mulher-Maravilha).


Essa longa introdução só serviu para dizer que, se vc for analisar a fundo, não tem uma editora melhor que outra ou personagens melhores que outros. É uma mistura de gosto pessoal com a fase (ae lê-se a parceira roteiro/arte) do personagem.


Assim, fica difícil dizer se o Aranha é melhor que Batman, ou Superman. Ainda mais com tantas reviravoltas polêmicas que cada um deles está (eu pelo menos estou aguardando ansiosamente Grounded - do Super, essa Guerra em Novo Kripton ta uma merda.)


Mas de qualquer forma, acho que a grande campeã nos ultimos tempos é a DC. A saga Noite Mais Densa está ótima!! Aliás, toda a Guerra dos Anéis... Gostei muito do fato de finalmente terem respondido "porque não tem lanternas de outras cores". 


Fora que Noite Mais Densa menciona a questão de que "ninguém morre" nos quadrinhos, já que todas as ressureições dos últimos anos fazem parte de trama (só espero que essa palhaçada de ressucitar acabe).


A Marvel por outro lado trouxe Reino Sombrio que tá sendo legal mas nem tanto (filho do Wolverine.. que merda de personagem). Mas to curioso para ver a conclusão em Siege (e finalmente a Era Heróica). Achei Guerra Civil interessante, mas nada que já nao tivesse feito em Watchmen 20 anos atrás... Fora que o Tony Stark virou um merda.


Bom... isso é somente papo de bar (ou melhor, de comic shop).


Abraços

2 comentários:

Bruno disse...

Pura verdade. Sou muito fã do homem aranha e dos X-men, mas creio que haja muita palhaçada nos ultimos anos. As histórias devem ser mais coerentes, inteligentes, instigantes e adultas. Senão não dá pra continuar lendo. Saudades da êpoca que os gibis eram feitos de papel jornal e eram menores.

Xakal disse...

Exatamente! P/ ser honesto até nao me importo com histórias infantis (desde que a proposta do titulo seja esta - p/ criança), só não quero que o roteiro me trate que nem imbecil! Essa fase nova do Aranha tem tido tantas críticas boas quanto ruins.. pelo menos a minha opiniao é de que até agora as historias nao se beneficiaram do Peter estar solteiro...