quarta-feira, 15 de julho de 2009

Primeiras impressões - Harry Potter e o Enigma do Príncipe


Acabei de sair da sala do cinema e estas são minhas impressões iniciais:

Achei o FILME ruim. Friso, o FILME. Curto os livros (li todos) e gosto do 6o volume (meu favorito é o Cálice, mas não vem ao caso).

O principal problema do filme é o roteiro. E é pelo simples fato de não traduzir para o cinema o livro. Claro que tem muitas sutilizas que se fosse passadas para tela grande não funcionariam (na melhor das hipóteses deixaria o filme longo e caro demais). Mas o que houve foi uma má escolha de passagens de livro e uma mudanças que, não que tenham "desrespeitado" o material fonte, mas simplesmente estragaram o filme.

Deixa eu explicar melhor: O grande erro dos roteiristas foi dar destaque desmedido para as cenas "teen" (Ron catando uma mina; interesse das meninas em poções do amor, etc...) e esquecer das cenas de ação (particularmente a briga final em Hogwarts contra os Comensais da Morte). Não que eu tenho algo contra ceninhas "teen" (tá, eu tenho) mas o roteiro expõe de uma forma tão clichê que realmente perde a graça.


Mas o grande problema é com o final








Ainda aqui? bom... aí vai:












Quando Harry e Dumbledore voltam da caverna, não só não tem a batalha em Hogwarts mas mostra o Dumbledore praticamente recuperado da poção. Ele de forma muito calma aceita o ataque de ambos Malfoy e Snape. Bom, isso ficou péssimo porque entrega que o Dumbledore já tinha a morte dele planejada, tirando grande parte do impacto deste passagem, aliás, toda essa parte foi extremamente modificada; dá ao espectador a quase certeza que tudo está de acordo com os planos do Dumbledore. Mais uma vez, isso tira grande parte do clímax da história

Ora, no livro, quando Snape chega o Dumbledore está semi-morto, tanto que o pedido dele (ao ler na época) era quase que indiscutivel que Dumbledore estava implorando pela vida.

Em resumo, o filme claramente não atingil seu potencial, preferindo um roteiro óbvio e insosso. Bem melhor ler o livro (nem que seja denovo) do que ir no cinema

Nenhum comentário: